Heráldica de Santiago

A Lei nº53/91 de 7 de Agosto confere às Freguesias o direito de possuírem brazão, selos ou bandeiras próprias. Neste sentido foi lançado a 04 de Março de 1993 um concurso para a elaboração do brazão da freguesia de Santiago, Sesimbra.

Através deste concurso, foram definidas as normais para a construção do brazão, no qual, deveriam constar os símbolos heráldicos para a freguesia, nomeadamente:

• A Cruz de Santiago, que recorda a mesma ordem militar de que Sesimbra "moderna", foi cabeça e comenda, sendo apresentada em chefe de cor vermelha com cercada em ouro;
  • A Fortaleza de Santiago que de entre o património histórico e cultural se destaca pela função que exerce no traço arquitetónico, que edifica a freguesia;
  • O Mar e os meios de exploração que foram a razão de ser da freguesia, sendo que deve apresentar, em contra chefe uma barca de armação com vela latina;
  • O Escudo deverá ser encimado por uma coroa patra de torres aparentes, sendo a primeira e a quarta mais pequenas que as restantes. Sob o escudo um listel com a legenda "Freguesia de Santiago" e por baixo a palavra "Sesimbra".

O pormenor da acta de lançamento do concurso para a elaboração do brazão da freguesia por ser consultada aqui.

Poderá ainda ver o parecer da comissão Heráldica relativamente à ordenação heráldica do brazão, bandeira e selo branco para a freguesia de Santiago, município de Sesimbra, neste documento.

No caso de pretender outros informações, contacte-nos para o email geral@jf-santiago.pt.