Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe

Que existem muitas e boas razões para visitar Sesimbra, já todos sabem. Restaurantes de qualidade, praias para todos os gostos, paisagens únicas e muitos locais para visitar são alguns dos cartazes turísticos do concelho. Mas há um que pode ser considerado o maior atrativo desta terra, cuja história foi construída lado a lado com o mar e a pesca - o seu peixe.

Sesimbra tem um dos principais portos de pesca do país: o primeiro em volume de pescado e o segundo em valor de venda. No que toca às espécies, a cavala tem-se destacado como a mais capturada e o peixe-espada preto com o maior valor de vendas. Já a dourada, o robalo e o linguado têm sido os peixes mais valorizados. Terra de mar, de pesca e de pescadores, Sesimbra é Peixe! Esta afirmação ganha destaque especial em maio, dando nome a um festival gastronómico, que decorre em cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho.

Às espécies já referidas, juntam-se outras que também são uma referência na cozinha sesimbrense, como o espadarte, o tamboril ou o polvo, e que dão corpo a receitas tradicionais como a Caldeirada, a Massada ou os grelhados, e a propostas menos comuns como a Pizza de Peixe-espada Preto ou o Esparguete do Mar.

Promover o pescado capturado pela frota de pesca de Sesimbra e dinamizar a restauração local são os principais objetivos do certame, que surgiu em 2019. Associado ao festival, decorre um concurso que permite a quem escolher um dos pratos do cartaz ganhar vales entre 50 e 100 euros para usar nos restaurantes aderentes.

Entre 5 de maio e 2 de junho, há um ótimo motivo para visitar o concelho – Sesimbra é Peixe.

Dia 5 | dom | 17h

LANÇAMENTO DO CONCURSO

Recinto da Festa das Chagas

Degustação de Pescado Sesimbrense

Peixe Fresco Português, Nada Melhor!

pela Docapesca

Prova de Vinhos Regionais

pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal

Degustação de Especialidades Tradicionais Regionais